História

A idéia da realização de uma “Rede de Caracterização de Materiais” para a elaboração de um Laboratório de Microscopia Eletrônica teve motivação, em grande parte, pela iniciativa direta de pesquisadores ligados ao Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica (PPGEM) que, desde a primeira chamada do CT-INFRA da FINEP, pleiteavam a aquisição de um microscópio eletrônico de varredura. Este pleito se fundamentava pelo fato de o microscópio ser considerado uma ferramenta fundamental e obrigatória para o desenvolvimento de Pesquisa e Ensino na área de Metalurgia e Materiais.

A fim de se concretizar a Rede de Caracterização de Materiais para apresentação de uma proposta para o CT-INFRA – PROINFRA 01/2006 do MCT / FINEP, alguns pesquisadores do PPGEM fizeram contato com alguns colegas da Engenharia Mecânica de Niterói (Prof. Sérgio Souto Maior Tavares e Prof. Heraldo Silva da Costa Mattos) e do Instituto de Física (Prof. Dante Ferreira Franceschini Filho) da UFF. A partir destes contatos foi marcada uma reunião no Laboratório de Filmes Finos do Instituto de Física da UFF no dia 16 de fevereiro de 2007. Na ocasião estiveram presentes os Professores José Adilson de Castro, Luiz Carlos Rolim Lopes, Jefferson Fabrício Cardoso Lins, Sérgio Souto Maior Tavares e Dante Franceschini. O Prof. Dante comunicou a todos os presentes na reunião sobre o interesse do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Telecomunicações em participar da rede com o pesquisador Prof. Andres Pablo Lopes Barbero sendo representante da Engenharia de Telecomunicações. Como resultado desta reunião foi decidido que a Rede seria formada pelos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Engenharia Metalúrgica, Engenharia de Telecomunicações e também da Física da UFF. E ainda, que cada respectivo grupo de pesquisadores iria providenciar os orçamentos dos equipamentos que necessitavam para implementar/expandir a infra-estrutura de pesquisa em Ciência dos Materiais. Assim, foi criada a Rede de Pesquisa cujo Sub-Projeto intitulado “Iniciativa de Pesquisa em Ciência dos Materiais” que originou o Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica da UFF. Os equipamentos do LMME foram inicialmente instalados em 20 de outubro de 2008.